Concurso Formiguense do Queijo contará com nova categoria

Publicado em: 02 Jul 2024

Concurso Formiguense do Queijo contará com nova categoria

Neste ano, além das categorias Muçarela, Provolone, Queijo Minas Frescal, Queijo Minas Artesanal (QMA) e Inovações, o 3º Concurso Formiguense do Queijo incluirá uma nova categoria na disputa pelo título de melhor queijo da região: o Queijo Minas Artesanal de Casca Florida Natural.

De forma pioneira, e atendendo a uma demanda histórica dos produtores de Minas Gerais, o queijo Casca Florida foi reconhecido em 2022 como uma variedade do Queijo Minas Artesanal. A resolução definiu "casca florida" como a cobertura com presença ou dominância visualmente constatada de fungos filamentosos, popularmente conhecidos como mofos ou bolores. Agora, os produtores podem habilitar sanitariamente seus queijos no IMA e vendê-los legalmente.

O Concurso será realizado durante o Festival Formiguense do Queijo – Edição 2024, que ocorrerá nos dias 19 e 20 de julho, na Casa do Engenheiro. Além do Concurso, o Festival contará com shows, praça de alimentação, curso de harmonização de queijos, Cozinha Show, exposição e venda de queijos, produtos de charcutaria, cachaça e artesanato.

As inscrições podem ser feitas presencialmente nos escritórios da Emater-MG ou por meio do formulário disponível no APP Formiga: ícone “S.I.M. / Festival Formiguense do Queijo – Edição 2024 / Inscrição 3º Concurso Regional do Queijo”, entre os dias 17 de junho e 15 de julho.

De acordo com o Diretor de Políticas Rurais, Alex Faria, “o Festival Formiguense do Queijo será um momento propício para que a população de Formiga e região possa conhecer, experimentar e adquirir os excelentes queijos produzidos em nossa cidade”.

Em caso de dúvidas, os produtores devem procurar o escritório da Emater-MG do seu município, onde haverá uma pessoa apta a oferecer orientação, ou entrar em contato diretamente com o Serviço de Inspeção Municipal pelo WhatsApp (37) 9.9871-9719