Turismo



IGREJA MATRIZ

O pedido para a construção da Capela de São Vicente Férrer foi feito em 11 de março de 1765, marcando o início do surgimento e desenvolvimento do então arraial. No entanto, a igreja só foi concluída em 1839 e inaugurada 34 anos depois. Com seus traços, contornos e afrescos no estilo barroco, a Igreja de Matriz São Vicente Férrer guarda um valioso tesouro cultural: um órgão com 952 tubos, o quinto maior do Brasil. Através da Lei Municipal 3327, de 2002, o órgão foi reconhecido como patrimônio histórico de Formiga e, em abril de 2004, foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA).

No século XX, por volta da década de 1920, a igreja foi remodelada pelo artista veneziano Ângelo Pagnaco. A Igreja Matriz de São Vicente Férrer abriga o terceiro maior órgão de tubos de Minas Gerais. Esse instrumento musical foi trazido para Formiga por um austríaco que se estabeleceu na cidade e instalado em 1937. O órgão foi construído com madeiras provenientes de uma fazenda em Pains, cidade vizinha a Formiga.

O funcionamento do órgão é baseado no ar que percorre os tubos, definindo sua sonoridade. Atualmente, o órgão é utilizado para abrilhantar algumas celebrações litúrgicas. Em 2004, o instrumento foi tombado como Patrimônio Histórico do Município, por meio do Decreto de Tombamento nº 2.730.

Localização

Pç. de São Vicente Férrer, nº 27, Centro

Ponto de Referência

Pç. de São Vicente Férrer

Como Chegar

Horário de Funcionamento

Site oficial

Tipo de Visita

Auto-guiada

Entrada

Livre

Atividades

Religiosas e culturais

Acessibilidade

Site oficial

Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.

Aceitar Rejeitar