Turismo



CASA DO ENGENHEIRO

Na década de 1920, com a implantação do sistema de transporte ferroviário em Formiga, foi construído um imóvel próximo à ferrovia para servir de moradia ao engenheiro responsável pelos demais funcionários da empresa ferroviária. Inaugurada em 1926, a residência foi erguida com influências da arquitetura europeia, utilizando materiais importados, como as tradicionais telhas francesas. Conhecido pela população como “Casa do Engenheiro”, o imóvel teve suas atividades encerradas na década de 1980, após a desativação da estação de passageiros. Em 2001, foi adquirido pelo Município de Formiga e passou por processo de restauração, preservando sua importância histórica e arquitetônica.

Outro importante patrimônio cultural da cidade é o órgão da Igreja Matriz São Vicente Férrer, considerado o terceiro maior de Minas Gerais em número de tubos. O instrumento musical, que possui 952 tubos, foi trazido para Formiga por um austríaco que se estabeleceu na cidade e instalado na matriz em 1937. Sua estrutura foi construída com madeiras originárias de uma fazenda localizada no município vizinho de Pains. O funcionamento do órgão ocorre por meio da passagem de ar pelos tubos, o que define a sonoridade de cada nota. Utilizado ainda hoje em algumas celebrações, o órgão foi declarado Patrimônio Histórico do Município por meio do Decreto de Tombamento nº 2.730, de 2004, e representa um valioso símbolo da cultura e da história musical da cidade.

Localização

Alameda Chico Goião, s/nº, Santa Tereza

Ponto de Referência

Morro do Cristo

Como Chegar

Horário de Funcionamento

De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h

Tipo de Visita

Guiada

Entrada

Franca e com agenda

Atividades

Culturais

Acessibilidade

Site oficial

Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.

Aceitar Rejeitar