Turismo

Na década de 1920, com a implantação do sistema de transporte ferroviário em Formiga, foi construído um imóvel próximo à ferrovia para servir de moradia ao engenheiro responsável pelos demais funcionários da empresa ferroviária. Inaugurada em 1926, a residência foi erguida com influências da arquitetura europeia, utilizando materiais importados, como as tradicionais telhas francesas. Conhecido pela população como “Casa do Engenheiro”, o imóvel teve suas atividades encerradas na década de 1980, após a desativação da estação de passageiros. Em 2001, foi adquirido pelo Município de Formiga e passou por processo de restauração, preservando sua importância histórica e arquitetônica.
Outro importante patrimônio cultural da cidade é o órgão da Igreja Matriz São Vicente Férrer, considerado o terceiro maior de Minas Gerais em número de tubos. O instrumento musical, que possui 952 tubos, foi trazido para Formiga por um austríaco que se estabeleceu na cidade e instalado na matriz em 1937. Sua estrutura foi construída com madeiras originárias de uma fazenda localizada no município vizinho de Pains. O funcionamento do órgão ocorre por meio da passagem de ar pelos tubos, o que define a sonoridade de cada nota. Utilizado ainda hoje em algumas celebrações, o órgão foi declarado Patrimônio Histórico do Município por meio do Decreto de Tombamento nº 2.730, de 2004, e representa um valioso símbolo da cultura e da história musical da cidade.
Localização
Alameda Chico Goião, s/nº, Santa TerezaPonto de Referência
Morro do CristoComo Chegar
Horário de Funcionamento
De segunda a sexta-feira, das 8h às 16hTipo de Visita
GuiadaEntrada
Franca e com agendaAtividades
CulturaisAcessibilidade
Site oficialNós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.
Aceitar Rejeitar