A Prefeitura de Formiga, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), realizou uma ação de conscientização alusiva à campanha Junho Violeta, mês dedicado à sensibilização e ao combate à violência contra a pessoa idosa.
A atividade aconteceu na instituição parceira Mão Amiga e reuniu participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) em um momento de diálogo, reflexão e troca de experiências sobre o envelhecimento com dignidade, autonomia e respeito.
Com o tema “Liberdade não tem prazo de validade: respeito a todas as fases da vida”, a ação buscou fortalecer a conscientização sobre os direitos da pessoa idosa, além de alertar para a importância da prevenção, identificação e denúncia de situações de violência, negligência, abandono e violação de direitos.
A iniciativa integra as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano voltadas à proteção social, à valorização da pessoa idosa e ao fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
A Prefeitura de Formiga reafirma seu compromisso com a promoção dos direitos da pessoa idosa e com o desenvolvimento de ações que incentivem o envelhecimento ativo, saudável e com qualidade de vida.