Notícias
Caps realiza roda de conversa sobre o Setembro Amarelo
Publicado em: 19 Set 2023

Na segunda-feira, 18 de setembro, o CAPS II de Formiga realizou uma roda de conversa, intitulada “Café com Prosa”. A atividade contou com a participação dos usuários que fazem tratamento em regime intensivo, semi-intensivo e ambulatorial e teve a presença dos profissionais da Rede de Atenção Psicossocial.
Em setembro, a saúde mental trabalha a prevenção do suicídio e valorização da vida. Nesta roda de conversa os profissionais de psicologia e serviço social abordaram assuntos relacionados à temática do “Setembro Amarelo”, o papel do CAPS, da Rede de Saúde na prevenção e promoção da saúde, bem como os serviços existentes no município que a população pode acessar para obter informações de qualidade.
Durante o encontro, foi trabalhado pela equipe a importância do equilíbrio das emoções, os fatores de risco e de proteção no que se refere ao suicídio. Para a coordenadora do CAPS II, Betânia Braga, a campanha “Setembro Amarelo” é de fundamental importância para sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre prevenção ao suicídio e possibilita que a população possa ficar alerta quanto aos sinais e comportamentos depressivos ou suicidas em familiares e amigos, buscando, desta forma, ampliar e socializar as informações para atingir o público alvo. “O suicídio ainda é um assunto tabu, mas é preciso abordar essa temática e desmistificá-lo. Desta forma, a Eeuipe do CAPS tem colaborado durante todo o mês com palestras educativas em diversas instituições públicas e privadas do município”, ressaltou.
Ao final da atividade os participantes se confraternizam durante um lanche coletivo.
“Aproveitamos a oportunidade para convidar a população, especialmente nossos pacientes e seus familiares, e demais profissionais da Rede de Atenção Psicossocial para a “Caminhada Todos Pela Vida” que será realizada no sábado, 23 de setembro, a partir das 8h, com concentração em frente ao prédio principal da Prefeitura. Contamos com sua participação para essa atividade em prol da saúde mental e defesa da vida”, concluiu Bethania.