Feira Livre de Formiga agora é Bem Cultural de Natureza Imaterial

Publicado em: 07 Dez 2022

Feira Livre de Formiga agora é Bem Cultural de Natureza Imaterial

Nesta quarta-feira, dia 7 de dezembro, foi publicado do Decreto nº 9.740, que trata do registro da “Feira Livre de Formiga” como “Bem Cultural de Natureza Imaterial”. Assim, a atividade de convívio social e de comércio diversificado, com suas características que celebram a cultura e as tradições dos cidadãos formiguenses, passa a compor o Patrimônio Histórico e Cultural de Formiga, e será inscrita no “Livro de Registro dos Bens Imateriais do Município”, na categoria “lugares”.

O Registro da Feira foi decretado em atendimento a um ofício enviado pela Associação dos Feirantes do Centro Oeste de Minas Gerais, entidade responsável por sua realização. A questão foi apresentada ao Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Formiga – COMPAC que, em reunião realizada no dia 16 de agosto de 2022, aprovou o Registro da Feira Livre como uma atividade de convívio social e de comércio diversificado, historicamente realizada em Formiga, que faz parte da cultura de seu povo.

Além da solicitação dos detentores do bem, o Registro considerou a importância da salvaguarda da manifestação cultural expressa nesta tradição, bem como o valor sociocultural que envolve a Feira Livre de Formiga e a longevidade da atividade que é realizada desde a década de 1970, sendo de fundamental importância para o abastecimento da comunidade formiguense e da região, atraindo pessoas de todas as classes sociais. Além disso, o Decreto leva em consideração que a Feira se mantém viva, mesmo diante do avanço do desenvolvimento do comércio, com o surgimento dos hipermercados e sacolões, permanecendo forte e com movimento indicativo de autossuficiência econômica, inclusive tornando-se um atrativo turístico no município.

A importância da ação foi ressaltada pelo Secretário de Cultura, Alex Arouca. Ele lembra que “a Feira formiguense é, em sua essência, um ambiente de convívio, encontros, conversas, tradições, trocas de experiências e de performances corporais e orais, enfim, de cores, odores e sonoridades que se misturam, instituindo-se, antes de tudo, em um espaço de mobilidades sociais e culturais”. Já, o Prefeito Eugênio Vilela, que assina o Decreto, fez questão de destacar que “a Feira Livre é do povo. Por ela, passam diferentes tipos de pessoas, carregando consigo muito de Formiga, especialmente, o contato e o calor humano, partes integrantes da paisagem do município”.