Notícias



21 Nov

Formiga apresenta sua nova ferramenta de Educação Patrimonial


Publicado em: 21 Nov 2022

Formiga apresenta sua nova ferramenta de Educação Patrimonial

No dia 17 de novembro, a Secretaria de Cultura recebeu as peças que compõe o jogo “Patrimônio Divertido”. Trata-se da nova estratégia de Educação Patrimonial do Município, subsidiada com recursos do Fundo Municipal do Patrimônio Cultural de Formiga – FUMPAC. Na sexta-feira (18), as primeiras unidades dos jogos foram montadas pela equipe da Secretaria de Cultura, com ajuda do servidor José Ronaldo, da Secretaria de Educação e Esportes.

 

O “Patrimônio Divertido” é um jogo de tabuleiro que será lançado nesta semana pela Administração Municipal, em que os participantes se divertem e aprendem sobre o Patrimônio Formiguense. O brinquedo é indicado para crianças a partir de 7 anos, e o número de jogadores vai de 2 a 5. O jogo contém um caminho que passa por vários imóveis protegidos pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Formiga/MG, composto por 57 casas. Durante o trajeto, os participantes respondem perguntas referentes aos imóveis que fazem parte do jogo. Vence aquele que primeiro consegue levar seu pino ao Monumento do Cristo, saindo da Igreja Matriz São Vicente Férrer.

 

O “Patrimônio Divertido” será entregue aos alunos da Rede Municipal que completaram o álbum de figurinhas distribuído no início do ano pela Secretaria de Cultura. O jogo será disponibilizado, também, para as Escolas Municipais do segmento Ensino Fundamental e para as Bibliotecas Públicas Municipais. O “Centro de Convivência do Idoso” e a “Casa da Criança e do Adolescente”, além das três escolas estaduais que fazem parte do tabuleiro, Rodolfo Almeida, Joaquim Rodarte e Jalcira, também serão contemplados com unidades do brinquedo.

 

Na sexta-feira, 18 de novembro, a primeira unidade do “Patrimônio Divertido” foi entregue ao prefeito Eugênio Vilela pelo secretário de Cultura, Alex Arouca. O exemplar ficará exposto no Gabinete do Prefeito para que os visitantes possam conhecer essa ferramenta lúdica de Educação Patrimonial do Município.

 

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

As ações de Difusão e Educação Patrimonial fazem parte do eixo Salvaguarda e Promoção, e compõem um dos quadros do “Programa ICMS Patrimônio Cultural”, que são entregues, anualmente, pelos municípios mineiros ao Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA. Em formiga, além do “Patrimônio Divertido”, outras ações também são desenvolvidas, com destaque para o “Álbum de Figurinhas”, o “Caderno de Colorir” e o “Jogo da Memória do Patrimônio”. Todos eles contemplam imagens de bens formiguenses protegidos pelo Patrimônio Municipal, por seu valor histórico e/ou arquitetônico.

 

A prática formiguense desenvolvida em 2021, “Patrimônio em Figurinhas”, recebeu da Associação Mineira de Municípios (AMM) uma menção honrosa no X Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal, que aconteceu durante o 37º Congresso de Municípios Mineiros, em Belo Horizonte.

Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.

Aceitar Rejeitar